Sunday, September 23, 2012

AS LIÇÕES DA CAMPANHA ELEITORAL


Cada campanha tem a sua personalidade própria. O que vemos neste momento é um tipo diferente do que já vimos no passado: primeiro, seis candidatos a prefeito numa cidade pequena como Nova Russas; em segundo, a verdadeira disputa se concentra em quatro destes, ficando dois deles totalmente fora de qualquer chance de vencer as eleições; finalmente, o fenômeno  da “mulher”, a Dra. Daniela que lidera de longe os contendores.
O que mais nos entristece, é com o procedimento da coligação da situação (Paulo) e a do outro contendor  (Gonçalo), que resolveram dispararem suas metralhadoras na direção da candidata, sem pena e sem dó. Eles batem de todas as formas, mas esquecem do quarto colocado Marcos Alberto que se encontra muito próximo, ameaçando superá-los a qualquer momento.
Enquanto isso, a Dra. Prossegue sua campanha “laithe” sem dar muita atenção às ameaças e perseguições que partem dos dois.
O desespero, instalou-se na campanha dos dois e não se sabe qual será a próxima investida, se na justiça, como já tentaram afastá-la da disputa, ou nos ataques de radio e perseguições aos funcionários do município como vem acontecendo. Enquanto isso, já se comenta, as adesões de Denilson e Raimundo Juvêncio, com  a possibilidade de Valdemir Juvêncio aderir também a qualquer momento. O Futuro dirá. Aguardemos.
 Neste final de semana, iniciou-se a terceira fase, de certa forma violenta, mas até já esperada. Alguns integrantes das militâncias, chegaram até as vias de fato, ao flagarem adversários comprando votos ou praticando ações condenáveis em benefício de eleitores, prática que não exerciam em situação normal fora do contexto eleitoral.
Práticas como dar presentes, óculos, dentaduras, pneu de moto ou bicicleta, dinheiro, ou  até mesmo receitas médicas gratuitas por profissionais  que jamais exerceu suas funções em nossa cidade, ou até mesmo desconhecidos por aqui,  é formalmente condenável na legislação eleitoral.
O que se espera, é que esta campanha não venha enlamear ainda mais o nome de nossa cidade, já tão falada pelas ações pouco ortodoxa de nossos políticos.

No comments:

Post a Comment