Wednesday, August 13, 2014

RENÚNCIA DE RECEITA


Desde o último ano do governo Acácio que se pratica  a verdadeira cortesia com o chapéu alheio. O gesto desse gestor renunciando a arrecadação prevista no Código Tributário do município, referente às taxas pela colocação de parques e barracas por ocasião dos festejos da festa de agosto. O gesto foi seguido pelos sucessores Srs. Marcos Alberto, Paulo Evangelista e agora pelo Gonçalo Diogo.
Como as barracas, bancas e parque são colocados em praça pública, cabe ao município providenciar a arrecadação das taxas de licença de funcionamento, tendo em vista o volume de gastos provocados pelos mesmos, como limpeza urbana diária nos locais explorados, iluminação, segurança (guardas municipais), etc.
Não sabemos quanto isso renderia aos cofres públicos nos dias atuais, mas consta segundo informações extraoficiais, que só o parque estaria pagando uma soma fabulosa ao  clérigo local onde se estima em aproximadamente 15 mil reais. Se a informação proceder, os recursos “dispensados” sem o apoio legal seriam de grande monta neste momento difícil que o município atravessa com a falta d’água.

Muitos hão de contestar esta nossa postagem, alegando que a igreja necessita de recursos para funcionar normalmente. Sim, é verdade, mas há de produzi-lo em sua própria área de atividades, como doações, leilões, e outras formas estreitamente ligadas as suas funções. Nada contra o exercício da fé. Pelo contrário, somos crentes em Deus, numa vida futura e temos a satisfação de participar dos atos litúrgicos das festas de agosto.

No comments:

Post a Comment